No âmbito de uma iniciativa da Associação Portuguesa de Laboratórios de Fabricação Digital, o FabLab Coimbra promoveu a 6 de julho uma reunião de concertação em torno do tema “Operação, Qualidade, Certificação e Formação”.
Esta sessão fez parte de um painel de sessões temáticas cuja intenção é conjugar um conjunto de orientações à luz do Programa Estratégico para o Empreendedorismo e a Inovação + E, + I, com a missão de consolidar uma estratégia para a Rede de FabLabs nacional que contribua para o desenvolvimento social e económico do nosso País.
O convite de participação foi feito a um conjunto de especialistas e partes interessadas no tema “Operação, Qualidade, Certificação e Formação” com vista a criar uma Agenda Estratégica para os FabLabs em Portugal. A preparação da reunião contou ainda com diversos e valiosos contributos de elementos do Conselho Consultivo.
A resposta ao convite foi plena, tendo a maior parte dos ausentes referido a impossibilidade, solicitado a inclusão em qualquer dinâmica decorrente do evento e enviado algumas contribuições escritas. Participaram diretamente nos trabalhos os seguintes elementos: Cristina Barros (IP Leiria / Inc. D. Diniz); Fátima Armas (CISUC); Horácio Pina Prata (NOVOTECNA); Inês Berlenga (IAPMEI); João Feyo (OPOLAB); João Paiva Monteiro (UBI); José Viana (SPCE / FabLab Coimbra); Liliana Costa (TICE.pt); Maurício Martins (ARTICA/ALTLAB); Nuno Malta (NOVOTECNA); Nuno Prata (C.M. Sto. Tirso); Rosa Fernandes (CODI); Ricardo Patrício (ACTIVESPACE); Rui Cruz (ESTSC); Rui Salgueiro (OUPLAN); Rui Simão (ADXTUR); Tiago Serra (Sensebloom).
A sessão de trabalho decorreu em contínuo. Tendo em conta o carater transversal e emergente do tema optou-se por uma sessão organizada de forma aberta e em contínuo, sem questões orientadoras, apelando-se ao testemunho direto das experiências e competências específicas dos intervenientes.
Optou-se pelo diferimento da validação do texto final de conclusões através da sua circulação por correio eletrónico.
O documento final foi apresentado, em sessão de encerramento da iniciativa, na Câmara Municipal de Lisboa a 17 de julho, reunindo total consenso quanto ao objetivo a que se propôs e para o qual foi endereçado.
Agradecemos a todos os que contribuíram para o bom resultado desta iniciativa que, pretendendo melhorar as condições de acesso e promoção da fabricação digital, se propõe a contribuir para um bem comum.