David, Luís, Tomás, Luísa e Joana, alunos do 10.º ano da Escola Secundária D. Maria, em Coimbra, participaram como Equipa Fermion Racing pela primeira vez, no ano de 2015, no projeto F1 in Schools.
Esta prova multidisciplinar tem por objetivo conceber através de desenho e fabricação assistida por computador (CAD/CAM), pequenos carros de F1 em balsa movidos através de ar comprimido. Cada equipa deve ainda analisar e melhorar toda a aerodinâmica dos carros, por forma a garantir o carro mais veloz nas diferentes fases da prova, Regionais e Nacionais, até obter um lugar na Grande Final Mundial que nesta edição irá decorrer em Singapura.
O desafio inspira ainda os jovens a usar a Tecnologia da Informação para aprender sobre a física, aerodinâmica, projeto, fabricação, marca, gráficos, patrocínio, marketing, liderança, trabalho de equipa, habilidades de media e estratégia financeira, e aplicá-los de forma prática, criativa, competitiva e emocionante.
Durante a Prova Regional, a Equipa Fermion Racing recorreu ao FabLab Coimbra para maquinar na fresadora de precisão um dos carro F1 que serviu para correr durante a competição e conseguir alcançar o prémio de “carro mais rápido” e ainda o 3.º lugar na classificação geral das finais regionais, dando o desejado acesso a Prova Nacional.
Na Prova Nacional realizada em Vila Nova de Famalicão, a Equipa Fermion Racing recorreu mais uma vez ao FabLab Coimbra para a maquinação dos três carros F1 que participaram na prova e para a impressão 3D dos aerofólios dianteiros e traseiros dos mesmos. Na decoração do stand, para impressionar visitantes, concorrentes e Júri, recorreram ainda a gravação e corte a laser em acrílico do Logótipo da equipa realçando todo o cuidado, trabalho e dedicação entregue durante o projeto, não deixando nenhum pormenor ao acaso. No final da prova ficaram no 8.º lugar da classificação geral, obtendo o 5.º lugar na categoria de Carro Mais Rápido e também na Prova de Engenharia entre as 22 equipas que participaram na prova.
Estes jovens promissores do Formula 1, mostraram uma enorme vontade de vencer e um excelente trabalho em equipa, dos quais fazem parte a Professora Orientadora Esmeralda Bartolomeu, a família e amigos de cada elemento da equipa. Vontade que os levou a conquistar grandes vitórias mesmo não alcançando a Final Mundial. Parabéns Equipa Fermion Racing!
“Não vamos desistir e anunciamos que no próximo ano vamos estar de volta!”, escreveu a equipa na sua página oficial na rede social facebook. Visite à página web da equipa onde poderá encontrar mais informação sobre todo o projeto.