My Own Private Phosphenes – Patrimónios Imaginados | Luís Pedro Crisóstomo

My Own Private Phosphenes – Patrimónios Imaginados | Luís Pedro Crisóstomo

O Mosteiro de Santa Clara-a-Velha e a Secção Regional Norte da Ordem dos Arquitectos (OASRN), com curadoria e instalação de Luís Pedro Crisóstomo, apresentaram de 26 de Setembro a 26 de Outubro de 2015, na Igreja do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha em Coimbra, a primeira mostra da exposição ‘My Own Private Phosphenes, Patrimónios Imaginados’.

A Exposição apresentou esquissos privados, de um atelier e de dez arquitectos portugueses, da autoria de Adalberto Dias, Álvaro Siza Vieira, António Cerejeira Fontes, Camilo Rebelo, Francisco Vieira de Campos, João Mendes Ribeiro, João Pedro Xavier, José Paulo dos Santos, Raúl Hestnes Ferreira, Spaceworkers e Telmo Castro.

“My Own Private Phosphenes, Patrimónios Imaginados” surge como uma vontade de afirmação e testemunho continuado do esquisso, da sua importância e repercussão multidisciplinar na obra construída e, inevitavelmente, da sua validação como “utensílio” fundamental no processo criativo do arquitecto.”

“Tivemos o cuidado de uma forma mais criteriosa de escolher 5 gerações de arquitectos, distintas, e que de certa forma conseguíssemos ler, nos esquissos e nos textos apresentados, uma homogeneidade ou uma heterogeneidade do trabalho apresentado ao longo de 5 gerações. Nós estamos a falar de 50 anos de história da arquitetura portuguesa… Chama-se patrimónios imaginados, porque alguns destes esquissos já não são só património imaginado, são também património construído.”  comentou Luís Pedro Crisóstomo numa entrevista feita para a ESEC TV com transmissão na RTP 2. 

Após a primeira apresentação em Coimbra, a exposição é mostrada numa segunda edição no Porto em parceria com o MNSR – Museu Nacional de Soares dos Reis e o Círculo Dr. José de Figueiredo – Amigos do MNSR.  A versão alargada, patente do dia 2 até ao dia 31 de Outubro de 2016, reúne agora a obra de 21 arquitetos portugueses, incluindo a participação de Alexandre Alves Costa, Álvaro Leite Siza Vieira, Fátima Fernandes, Gonçalo Byrne, João Luís Carrilho da Graça, João Paulo Rapagão, José Mateus, Manuel Aires Mateus, Marta Rocha e Sérgio Fernandez.

O projecto teve o apoio do FabLab Coimbra na execução da iluminação dos expositores e na edição gráfica para impressão dos esquissos e textos da exposição.

Links:

OASRN – Ordem dos Arquitectos Secção Regional Norte |  Site | Facebook

Mosteiro de Santa Clara-a-Velha | Site | Facebook

Luís Pedro Crisostomo | Facebook

Museu Nacional de Soares dos Reis | Site | Facebook

Círculo Dr. José de Figueiredo – Amigos do MNSR | SiteFacebook

Partilhe com os seus amigos: