Rui Sousa, jovem empreendedor e estudante do Departamento de Engenharia Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra – FCTUC, recorreu ao FabLab Coimbra para o desenvolvimento dos seus protótipos electrónicos, ao criar vários adaptadores para Circuitos Integrados com encapsulamentos do tipo SSOP e SOIC.
“Ter a possibilidade de recorrer a um FabLab na minha Cidade é fantástico. Precisar de algo e ter a possibilidade de aceder a um laboratório que me permite criar os meus projectos é extraordinário, pois para mim seria algo de insustentável ter que criar o meu próprio laboratório em casa. O FabLab é de facto um grande apoio, não só pelos equipamentos disponíveis mas também pelo conhecimento prático que adquiro sobre como fazer as coisas.” Explicou Rui Sousa durante realização do seu projecto.
O adpatador de CI (Circuito Integrado) permite colocar um CI muito pequeno numa placa de circuito impresso (PCB) com terminais de fácil acesso que podem ser adaptados numa breadboard (Placa de teste).
Um CI do tipo SOP (Small-Outline Packages), SSOP (Shrink Small-Outline Package), TSOP (Thin Small-Outline Packages), SOIC (Small-Outline Integrated Circuit), entre outros, possui um formato rectangular e terminais incrivelmente finos com um espaçamento entre terminais de até 0,5 mm, dificultando a ligação dos seus terminais com outros componentes. Uma breadboard por sua vez possui um espaçamento entre linhas condutoras de 2.54mm, facilitando a montagem de componentes e os testes de medição.
Estes adaptadores são por isso frequentemente utilizados durante a fase de prototipagem, em que é necessário ter um suporte físico de fácil manuseamento, para ligar todos os componentes do circuito, como resistências, condensadores, bobines, cristais, bateria entre outros. Tornando simples toda a análise dos sinais de entrada e saída do circuito para prever e confirmar se todos os componentes estão correctamente dimensionados.
Para muitos profissionais, estudantes e entusiasta desenvolver a sua própria PCB, apesar da oferta existente, pode tornar-se algo demorado ou pouco acessível. Motivo que levou o Rui a optar por produzir os seus próprios adaptadores de forma simples e conforme o seu gosto, recorrendo a banca de electrónica do FabLab Coimbra, através do processo de insolação UV.