O que é?
A Formação-Ação é uma intervenção com aprendizagem em contexto organizacional, que mobiliza e internaliza competências com vista à persecução de resultados assentes numa estratégia de mudança empresarial.
Funciona através de uma metodologia em alternância das vertentes Formação e Consultoria (na empresa), permitindo atuar ao nível dos formandos, desenvolvendo competências nas diferentes áreas de gestão e ao nível da empresa, procurando aumentar a produtividade, a capacidade competitiva e a introdução de processos de mudança/inovação nas empresas.
Temáticas:
- Economia digital
- Gestão da inovação
Investimento
A Formação-Ação é comparticipada em 90% para as empresas, excluindo as remunerações dos ativos empregados em formação durante o período normal de trabalho.
Público-alvo
Trabalhadores Independentes, Empresários em Nome Individual (com registo de NIF individual), Micro, Pequenas e Médias Empresas da Região Centro.
Aviso
Volume de Formação e Consultoria por PME
Horas de Formação-Ação |
N.º Trabalhadores a abranger por PME/Temática |
|||||
Formação Teórica |
Consultoria |
|||||
Tipologia de PME |
Nº de horas de Formação |
N.º de Horas de Consultoria |
Total de Horas |
Regime Inter |
Regime Intra |
|
Micro |
75 |
100 |
175 |
3* |
Mínimo de 6** |
3* |
Pequena |
100 |
100 |
200 |
|||
Média |
125 |
150 |
275 |
* Valor médio máximo por PME/Temática
** Cada ação (turma) tem de cumprir um mínimo de 6 formandos
Ficha de Pré-Adesão
Baixe aqui a Ficha de Pré-Adesão
Envie a ficha preenchida e assinada para info@novotecna.pt ou para geral@novotecna.pt.
Temáticas:
Economia digital
Objetivos gerais:
Pretende-se com esta temática que as PME, evoluam na adoção de tecnologias digitais, que permitam mudanças disruptivas nos seus modelos de negócio, tornando-as mais eficientes, melhorando a produtividade e reduzindo custos económicos e de contexto, o que implica, também, uma mudança de mentalidade e cultura corporativa, nomeadamente na relação entre cliente e fornecedor.
Linhas orientadoras:
Desenvolvimento de redes modernas de distribuição e colocação de bens e serviços no mercado; criação e/ ou adequação dos modelos de negócios com vista à inserção da PME na economia digital; presença na web; introdução de sistemas de informação aplicados a novos métodos de distribuição e logística.
Público-alvo:
Esta temática é dirigida a micro, pequenas e médias empresas produtoras de bens e serviços transacionáveis e/ou internacionalizáveis ou que contribuam para a cadeia de valor dos mesmos. É dirigido essencialmente àquelas empresas que, cumprindo os requisitos definidos, pretendam ser intervencionadas, entre outras, as áreas de sensibilização aos empresários e trabalhadores para a importância digital e para a incorporação tecnológica nos modelos de negócio, de desenho e implementação de estratégias aplicadas a canais digitais para gestão de mercados, de canais, produtos ou segmentos de cliente, de desenho, implementação ou otimização de plataformas web.
Gestão da inovação
Objetivos gerais:
Na inovação visa-se a procura de soluções novas ou significativamente melhoradas ao nível de processos, produtos, organização ou marketing que permitam às PME reforçar a sua posição competitiva e melhorar o seu desempenho ou níveis de conhecimento.
Linhas orientadoras:
Desenvolver competências nas áreas de gestão da inovação, métodos de estímulo à criatividade e design thinking, construção de planos de inovação ou de desenvolvimento de novo produto/serviço ou negócio.
Público-alvo:
Esta temática é dirigida a micro, pequenas e médias empresas produtoras de bens e serviços transacionáveis e/ou internacionalizáveis ou que contribuam para a cadeia de valor dos mesmos. É dirigido essencialmente àquelas empresas que, cumprindo os requisitos definidos na regulamentação aplicável, pretendam desenvolver competências nas áreas de gestão da inovação, numa lógica de intraempreendedorismo e de partilha interempresarial de experiências.